© Alile Dara Onawale
Masterclass dos roteiros de
Ainda Estou Aqui e O Agente Secreto
Novo método científico para escrever roteiros revela o diferencial que tornou essas duas grandes obras em filmes de alcance mundial
Masterclass de roteiro de filmes profundos e inteligentes, utilizando-se de ferramentas muito novas baseadas na recém descoberta Teoria da Narrativa de Ficção e da Semiótica das Paixões, que permite escrever filmes que possam almejar prêmios em festivais nacionais e internacionais.
A masterclass traz uma novidade ao ensinar, cientificamente, como desenvolver as camadas emocionais dos personagens por suas paixões (medo, ódio, ciúmes, ambição, melancolia, ira etc.), uma metodologia não abordada em cursos de roteiro. As aulas revelarão as camadas emocionais dos principais personagens de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.
Com duração de três dias, a masterclass revelará o diferencial que tornou os roteiros de duas grandes obras atuais do cinema brasileiro em filmes de grande alcance de público no mundo inteiro.
O conteúdo irá abordar como desenvolver personagens com seus níveis de alma e profundidade emocional, bem como estruturar uma história longa, em um modelo utilizado por todos os grandes filmes, tendo como exemplo os roteiros destas duas obras brasileiras, comparados também com outros de grande sucesso, como de “Roma”, “Parasita”, “A Doce Vida”, “Bacurau” e “Central do Brasil”.
O objetivo é auxiliar autores, iniciantes e veteranos a atingirem seus objetivos em seus roteiros, maximizando seus talentos criativos como contadores de histórias. A masterclass permitirá diminuir a distância entre a intenção e o resultado pretendido de um roteiro.
E possibilitará resolver a grande dificuldade de compreensão no Brasil sobre a necessidade de desenvolver efetivamente, e de maneira correta, o “sentir” dos personagens, porque será esse sentimento que sensibilizará o espectador.
© Victor Jucá
Quem ministrará a masterclass?
Hermes Leal é Mestre e Doutor pela USP em teoria da narrativa, do roteiro e da ficção, com sua tese publicada no livro “As Paixões na Narrativa – A Construção do Roteiro de Cinema”, pela conceituada coleção Estudos da editora Perspectiva. É escritor com oito livros publicados, entre romances e biografias, e dois livros teóricos sobre roteiro. Seu romance “Antes que o Sonho Acabe” será filmado pelo premiado cineasta Lírio Ferreira.
O que o aluno irá aprender?
• Desenvolver profundamente personagens, como Eunice (“Ainda Estou Aqui”) e Armando (“O Agente Secreto”), em que a paixão do “luto” determina suas ações e emoções.
• Conhecer as similaridades dos roteiros, personagens e estruturas de “Ainda Estou Aqui” e “O Agente Secreto”, com os roteiros de “Roma”, “Parasita”, “A Doce Vida”, “Bacurau” e “Central do Brasil”.
• Desenvolver arcos dramáticos da estrutura da ação, e dos personagens, gerando um sentido inicial em suas jornadas que irá fechar no final do filme. Além de entender a importância dos três atos.
• Trabalhar a camada emocional dos personagens ao desenvolver corretamente uma paixão em sua alma, mostrando como o seu “sentir”, sua jornada interna, rege o seu “agir”, sua jornada externa.
• Desenvolver histórias a partir de conflitos entre sujeitos, objetos e destinadores, com uma técnica de esconder e revelar verdades em forma de surpresas, para que o espectador seja impactado.
Programação
Aula 1: Introdução à Teoria da Narrativa de Ficção e das paixões nos personagens
• Estudo introdutório da Teoria da Narrativa de Ficção e da Semiótica das Paixões;
• Análise da existência dos três atos nas duas obras brasileiras, e por que eles fazem parte dos grandes filmes de sucesso;
• Análise de diferentes paixões, como medo, ódio, luto, culpa, raiva, ira, ressentimento, vingança, melancolia, entre outras, que são usadas pelos roteiristas para compor o perfil interno dos personagens, tornando-os universais.
Aula 2: Análise do roteiro de “Ainda Estou Aqui”
• Análise da estrutura do roteiro clássico, com os três atos;
• Análise da questão do tema social e político, que ficou em segundo plano, e o perfil completo da personagem principal, Eunice Paiva, e sua estrutura emocional que sensibiliza o espectador;
• Exame da paixão da melancolia e do luto na formação da camada interna da personagem, e como suas ações são determinadas por seus sentimentos e ações;
• Por que o roteiro levou quase uma década para encontrar as camadas internas da personagem principal?
Aula 3: Análise do roteiro de “O Agente Secreto”
• Análise da estrutura narrativa do filme, seu tema político e moral, mas principalmente do sentimento do personagem Marcelo, tomado pelo “luto” (comparando-o ao luto no filme “Ainda Estou Aqui”), e de sua relação com a morte, um tema forte, tanto para a densidade do personagem quanto para a composição ao seu redor;
• Como o roteiro foi desenvolvido em pouco tempo, e por que não houve alteração do roteiro durante as filmagens. E ainda como a camadas interna do personagem Marcelo foi construída para sensibilizar plateias do mundo inteiro.
Materiais utilizados na Masterclass
Livro com a teoria do roteiro, do autor Hermes Leal, O Sentido das Paixões
Roteiro do filme O Agente Secreto
Roteiro do filme Ainda Estou Aqui
É recomendada a leitura prévia destas obras para uma melhor compreensão das aulas. E fundamental ter assistido aos dois filmes brasileiros.
Masterclass dos roteiros de Ainda Estou Aqui e
O Agente Secreto
Novo método científico para escrever roteiros revela o diferencial que tornou essas duas grandes obras em filmes de alcance mundial
R$ 345
3 aulas online • 6 horas de conteúdo
28, 29 e 30 de janeiro de 2026
das 18h30 às 20h30
Aulas online com disponibilidade para serem assistidas nos dias posteriores
Certificado de conclusão
Para pagamento via Pix, solicite um código pelo email swo@screenwriteronline.com